A Marcha da Família com Deus pela Liberdade

A Marcha da Família com Deus pela liberdade foi um ato em reposta ao comício realizado no dia 13 de março pelo presidente João Goulart, na Central do Brasil. Naquele comício, o presidente anunciou seu programa de reformas de base – uma série de reformas administrativa, jurídica, econômica e agrária – que iam contra aos interesses das classes média e alta, pois haveria uma distribuição de bens e terra que desagradava à elite.

O movimento ocorreu em 19 de março de 1964, dia de São José, santo padroeiro das famílias, e reuniu cerca de 500 mil pessoas. A marcha foi organizada principalmente por pessoas da classe média  de São Paulo e por entidades femininas. O protesto começou a ganhar corpo às 14h e saiu da Praça da República em direção à Praça da Sé. Durante toda a manifestação, foram distribuídas bandeirinhas do Brasil e o texto “Manifesto ao Povo do Brasil”.

Os manifestantes estavam temerosos com o chamado “perigo comunista” e eram favoráveis à deposição de Jango. O principal mentor da marcha foi o deputado Antônio Sílvio da Cunha Bueno, apoiado pelo então governador de São Paulo, Ademar de Barros, representado por sua mulher, Leonor de Barros.

A iniciativa do movimento foi repetida em outras capitais, como Belo Horizonte e Curitiba, e foi uma contribuição para o início do governo militar. Duas semanas depois da marcha, o Exército daria o golpe.

Saiba quem apoiou a marcha:

• Camde (Campanha da Mulher pela Democracia)

• União Cívica Feminina

• Fraterna Amizade Urbana e Rural

• Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo)

• Parte da Igreja

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja o vídeo da “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: