Jango discursa no Automóvel Clube

No dia 30 de março de 1964,  João Goulart compareceu, como convidado de honra, a uma festa promovida pela Associação dos Sargentos e Suboficiais da Polícia Militar, no Automóvel Clube, no centro do Rio. Neste local, o presidente discursou para cerca de mil sargentos. Jango chegou  acompanhado de quase todos os ministros civis e encontrou o salão repleto de militares pró-governo.

O discurso teve como tema principal a necessidade de reformas de base. Jango defendeu sobretudo as reformas agrária, tributária e eleitoral, mesmos temas abordados no comício da Central do Brasil. Levou o discurso pronto – a maior parte dele de autoria de Luiz Carlos Prestes – mas acabou improvisando a maior parte do pronunciamento.

Em seu discurso, o presidente teve o intuito de demonstrar força a quem criticou sua postura na Revolta dos Marinheiros, na qual Goulart recusou-se a punir os insubordinados, deixando-os sair livres, o que gerou uma profunda crise na oficialidade da Marinha. Com esse pronunciamento, Jango tornou irreversível sua posição de esquerda e desencadeou a movimentação das forças que o derrubaram. O discurso realizado na reunião dos sargentos foi o começo do fim. Jango, àquela altura, já sabia que o do Automóvel Clube seria seu último pronunciamento como presidente do Brasil.

 

Trechos do discurso de Jango:

A crise que se manifesta no país foi provocada pela minoria de privilegiados que vive de olhos voltados para o passado e teme enfrentar o luminoso futuro que se abrirá à democracia pela integração de milhões de patrícios nossos na vida econômica, social e política da Nação, libertando-os da penúria e da ignorância”

“Não admitirei o golpe dos reacionários. O golpe que nós desejamos é o golpe das reformas de base, tão necessárias ao nosso país. Não queremos o Congresso fechado. Ao contrário, queremos o Congresso aberto. Queremos apenas que os congressistas sejam sensíveis às mínimas reivindicações populares”

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: