Jânio Quadros renuncia

            Jânio Quadros  iniciou seu mandato em janeiro de 1961 e, menos de sete meses depois, apresentou uma carta de renúncia. Sua renúncia pode ser considerada um dos episódios que levaria anos mais tarde ao golpe militar. Pois, na ocasião, seu vice-presidente, que assumiria o poder, era João Goulart, considerado comunista pelos militares. Jango se encontrava em viagem oficial à China quando Jânio renunciou. Os três ministros militares – general Odílio Denys, brigadeiro Gabriel Grun Moss e o almirante Sílvio Heck- manifestaram-se publicamente contra a posse de Jango e  articularam para a aprovação da emenda parlamentarista a fim de reduzir o poder do presidente.

           Ao chegar de viagem, João Goulart assumiu o mandato já sob o regime parlamentarista. Em 1963, cerca de dois anos depois, Jango convocou um plebiscito sobre a forma e o sistema de governo no país, esperando que o presidencialismo fosse restabelecido no Brasil. João Goulart saiu vitorioso da votação, que pôs fim ao parlamentarismo.

            A História poderia ter sido diferente e João Goulart nunca ter se transformado em presidente não fosse a renúncia de Jânio, que alegou existirem “forças terríveis” contra ele. Ele jamais explicou que forças eram essas. Até que, quando se encontrava à beira da morte, em 1992,  admitiu que sua renúncia não passara de um blefe, em torno da qual esperava três reações. Uma delas era que os políticos da União Democrática Nacional (UDN) lhe apoiassem devido ao medo de perder a única chance de chegar ao poder. Ele esperava também que os militares resistissem à renúncia por não aceitarem seu substituto, João Goulart (Jango). Além disso, ele esperava que as massas que o elegeram o levassem de volta ao poder, saindo às ruas em sua defesa. Entretanto, não aconteceu nenhuma das respostas que esperava e a população nada fez em seu favor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: