Tropas saem de Juiz de Fora rumo ao Rio

Tropas mineiras chegando ao Rio de Janeiro

Por Katherine Silveira

Na madrugada do dia 31 de março de 1964, reagindo aos recentes discursos do presidente João Goulart (Jango), como os do Comício da Central do Brasil e o do Automóvel Clube, o general Olímpio Mourão Filho decidiu mobilizar as tropas mineiras para seguirem para a Guanabara. Irritado com o discurso do presidente no Automóvel Clube, o general ordenou a viagem de suas tropas até o Rio de Janeiro com o objetivo de tirar o presidente do poder, sob o argumento de afastar a ameaça comunista do país. Esse movimento das tropas ficou conhecido como “Operação Popeye”.

O caminho até o Rio foi tranquilo até chegar à cidade de Três Rios. Às margens do Rio Paraibuna, que separa os estados de Minas Gerais e Rio Janeiro, as tropas militares enviadas para conter o avanço dos golpistas e as tropas mineiras se encontraram. No entanto, apesar das ordens de ataque, não houve conflito, e parte das tropas passou a marchar com as tropas do general, ambas unidas contra Jango.

A Operação Popeye foi concluída com sucesso às cinco horas da tarde do dia 31 de março de 1964, quando foi anunciado o golpe militar. Isto só aconteceu depois que o Destacamento Tiradentes (tropas mineiras), composto por três mil homens, passou a controlar totalmente o tráfego através da ponte do rio Paraibuna.

Tropas mineiras são recebidas por moradores de Juiz de Fora 7 dias após o golpe

Tropas mineiras são recebidas por moradores de Juiz de Fora 7 dias após o golpe

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: