Castelo Branco

Presidente Castelo Branco

Por Katherine Silveira

O Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco nasceu em Fortaleza, no Ceará, no dia 20 de setembro de 1897. Foi casado com Argentina Viana e teve dois filhos. Era filho do general Cândido Borges Castelo Branco e de Antonieta Alencar, membro da família do escritor José de Alencar. Logo após deixar a presidência, em 1967, morreu em um acidente aéreo, quando um avião da Força Aérea Brasileira atingiu a cauda do avião no qual ele viajava, fazendo com que este caísse.

Castelo Branco iniciou sua carreira na Escola Militar de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, e como vários outros tenentes da época, participou da Revolução de 1930. Foi promovido a major em 1938 e a tenente-coronel em 1943. Também foi chefe da seção de operações da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália, permanecendo durante trezentos dias nos campos de batalha. Quando capitão, estudou na École Supérieure de Guerre (França), onde aprendeu temas táticos, técnicas de domínio sociopolítico, e temas sobre a publicidade e censura, além de outros. Quando promovido a tenente-coronel, estagiou no Fort Leavenworth War School, nos Estados Unidos, onde aprimorou seus conhecimentos de tática e estratégia militar. Foi promovido a general do exército em 1962. Nos anos de 1963 e 1964, exerceu o cargo de Chefe do Estado-Maior do Exército e foi um dos que contribuíram no golpe militar que destituiu o presidente João Goulart em 1964.

Marechal Castelo Branco e militares

Marechal Castelo Branco e militares

Foi eleito pelo Congresso Nacional presidente da República em 15 de abril de 1964. Em seu pronunciamento, declarou defender a democracia, porém assume uma posição autoritária ao começar seu governo. O governo de Castelo Branco ficou conhecido por cassações políticas, fim da eleição direta para presidente, limitação de direitos constitucionais, suspensão da imunidade parlamentar e criação do bipartidarismo. Em seu governo, só estavam autorizados o funcionamento de dois partidos: Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Enquanto o primeiro era de oposição, de certa forma controlada, o segundo representava os militares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: