Dante de Oliveira: O pai das Diretas Já

Por Júlia Faroni

Dante de Oliveira ganhou projeção nacional ao apresentar uma emenda constitucional propondo eleições diretas para a Presidência da República em 1984. Os brasileiros não tinham direito ao voto desde que o regime militar fora instituído no Brasil.

      Natural de Cuiabá, Filho de Sebastião de Oliveira e Maria Benedita Martins de Oliveira se formou em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ainda durante a graduação, associou-se ao Movimento Revolucionário Oito de Outubro, MR-8 – que à época já tinha se decidido pela via política ao invés da luta armada contra o regime militar de 1964 –  e logo depois ingressou no Movimento Democrático Brasileiro.

“Sempre fui um militante modesto. Nunca fui da cúpula e, na verdade, nunca fiz questão de saber quem era quem dentro do MR-8. Entrei no MR-8 principalmente devido à campanha eleitoral de 1974, quando conheci, na campanha de Lysâneas Maciel, muita gente do oito. Achei que dentre as propostas das várias organizações era a que mais casava com meu ponto de vista de ação política. Era onde me sentia bem.” disse Dante de Oliveira em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo”.

    Dante disputou sua primeira eleição em 1976 para o cargo de vereador em Cuiabá, mas não foi eleito. Dois anos mais tarde, se candidatou e foi eleito deputado estadual e, com a extinção do bipartidarismo, uniu-se ao PMDB, sendo eleito deputado federal em 1982. Em 2 de março de 1983, Dante de Oliveira apresentou ao Congresso Nacional uma proposta de emenda à Constituição, prevendo a restauração das eleições diretas para presidente, ou seja, o fim das eleições por meio do Colégio Eleitoral. No mês seguinte, o PMDB apresentou a campanha nacional de apoio à emenda. Logo depois, a campanha com o lema “Diretas Já” ganhou as ruas.

Curiosidades:

  • Foi um aluno de boas notas e mau comportamento na escola.
  • Foi ministro da Reforma Agrária no governo Sarney.
  • Governou o estado do Mato Grosso.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: