Elke Maravilha rasga cartazes no Santos Dumont

Por Luan Medeiros

Filha de pai russo e mãe alemã, Elke Maravilha nasceu na Rússia. Seus pais foram perseguidos por Stalin e resolveram emigrar para o Brasil para procurar uma nova vida quando ela tinha apenas seis anos de idade.

Mudaram-se para Itabira, interior de Minas Gerais, onde Elke foi criada. Sempre à frente de seu tempo e, devido a esse estilo de vida, foi duramente perseguida durante os Anos de Chumbo. Em 1972, estava no Aeroporto Santos Dumont quando viu um cartaz de procurados políticos pela ditadura militar. Lá estava a foto de Stuart Angel, filho de sua grande amiga Zuzu. Elke retirou o cartaz da parede e o rasgou, esse ato de revolta perante o governo de Médici lhe causou a prisão. Anexado ao processo, estava o cartaz rasgado. Ela foi acusada de prejudicar a busca do rapaz foragido. Porém, mesmo essas informações serem altamente censuradas, todos os envolvidos com a história já sabiam que Stuart Angel havia sido morto na Base Aérea do Galeão em 1971. Após esse episódio, Elke foi presa e teve sua cidadania brasileira cassada pelo governo militar.

Como muitos outros artistas, Elke não podia se expressar em um país com forte repressão cultural. Começou a carreira de modelo aos 24 anos com Guilherme Guimarães, tendo trabalhado com grandes estilistas como Zuzu Angel. Para sobreviver durante a ditadura, Elke foi professora, tradutora, intérprete e bancária.

Após ter sido solta com a ajuda do advogado contratado por Zuzu, Elke se via desesperada por não conseguir alertar à população a respeito dos desmandos da ditadura. Foi durante essa época que ela cantava em russo nos bares e hotéis do Rio de Janeiro. Tudo que ela desejava esbravejar em português, ela cantava na língua de seu pai. Só assim Elke pode deixar a sua marca de indignação contra a ditadura militar brasileira.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Confira o vídeo em que Elke Maravilha conta sua vida durante a ditadura militar para o “De frente com Gabi”:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: